Evento esportivo fortalece memória e cultura indígenas em Ilhéus
Com o objetivo de divulgar a cultura e fortalecer a memória indígena do município de Ilhéus, reunindo jovens que fazem parte da etnia e de outras formações, o Grupo Jovem Indígena Paranã promove a primeira edição dos Jogos Indígenas Estudantis. O evento vai ocorrer nos próximos dias 26 e 27, na Aldeia Taba de Jairy (Km 19 da Rodovia Ilhéus Canavieiras – cinco quilômetros após Olivença), e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Educação (Seduc), Indústria e Comércio (Sedic), Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), além da 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc-6).
Em uma reunião na sede da Seduc, no final da semana passada, foram definidas a programação e a estrutura do evento. A ideia central é que seja promovida uma interação esportiva e intercultural voltada para a afirmação da identidade indígena, buscando uma convivência harmônica com a sociedade nacional. Os atletas vão disputar as modalidades esportivas tradicionais, além de partidas de futebol. Fazem parte da competição o arremesso de tacape (lança), corridas rústica e de maracá, corrida com torro (com tronco de 30 a 50 quilos), disputas com zarabatana (arma de sopro), luta corporal, cabo de guerra e arco e flecha.
Conforme informa o coordenador do grupo de jovens indígena Paranã, Adriano Bonfim, os jogos estudantis terão a participação de equipes formadas por 16 atletas com idade entre 13 a 24 anos. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. A cerimônia de abertura está programada para o sábado, dia 26, a partir das 8 horas, com um ritual apropriado para o tipo de evento.
Adriano Bonfim adiantou que os jogos têm ainda como finalidade preservar a memória, os símbolos e os valores, revelar talentos do esporte dos povos indígenas da Bahia, além de resgatar a cultura dos tupinambás de Olivença. “Esta edição serve de etapa preparatória para os jogos nacionais, cujo local e data serão divulgados em momento oportuno pela comissão organizadora”, ressaltou.
O evento integra a Semana Municipal de Conscientização Indígena, entre os dias 26 e 30 deste mês de setembro, e é aberto à população. Além de assistir os jogos, o público vai poder participar de oficinas de pintura indígena, da mostra e comercialização de artesanatos, além da feira de troca de sementes. Ainda, na programação da semana, no último domingo do mês (dia 28), vai ocorrer a caminhada Tupinambá, em memória aos mártires que morreram na batalha do Cururupe no período da colonização.